Santos, Taynara Arruda dos2025-01-162025-01-162024SANTOS, Taynara Arruda dos. Educação Pública Brasileira no período pós pandemia da covid-19 e a saúde física e mental: recomposição da aprendizagem e precarização do trabalho docente. 2024.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8761Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.A pandemia de Covid-19 culminou na morte de milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, e que também contribuiu para intensificar inúmeros problemas econômicos, sociais e educacionais, que somada a adoção de políticas neoliberais, tem reverberado em uma série de problemas no campo educativo no país, dentre os quais impactos na saúde mental e física de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa consiste em discutir os fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes na rede pública de ensino, em particular no estado do Paraná no período pós-pandêmico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa, na qual a pesquisadora realizou as primeiras aproximações com a temática foram utilizados procedimentos de levantamentos de informações junto a fontes secundárias para uma revisão de literatura que permitiu a seleção de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, por pesquisadores brasileiros, com análises qualitativas e descritivas. Verificou-se que o retorno ao ensino presencial em 2022, após quase dois anos de Ensino Remoto Emergencial, evidenciou as inúmeras lacunas de aprendizagem no processo educacional desenvolvido nesse período e que também, frente a pandemia, governos estaduais lançaram mãos de políticas neoliberais na educação pública como gerenciamento e plataformização, aprofundando assim ações que tem comprometido o aprendizado e o ensino. Conclui-se, por um lado, que a recomposição é algo necessário frente a este contexto e que a mesma não pode ser confundida com a recuperação, pois os alunos deixaram de aprender conteúdos e habilidades consideradas indispensáveis pelo currículo vigente. A pesquisa indica ainda que não existe um modelo pronto de recomposição, cabendo a cada professor, identificar os conteúdos que não foram aprendidos e, a partir disso, traçar estratégias adaptadas a cada realidade escolar. E por outro lado, medidas de precarização do trabalho docente (plataformização e gerenciamento) bem como ataques a autonomia docente e ao plano de carreira docente, por intermédio da crescente pressão hierárquica colocada em prática a partir de políticas públicas neoliberais alinhadas com o mercado financeiro, tem corroborado para o ambiente de comprometimento da saúde física e mental docente bem como para continuidade das lacunas de aprendizagem no contexto escolar.viopenAccesseducação públicaCovid-19pandemiasaúdeEducação pública brasileira no período pós pandemia da Covid-19 e a saúde física e mental de professores