Oliveira, Carlos Roberto dePaim, Jaquelini MarquezimMeira, Jéssica deMachado, Josiane2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2845Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O tema gênero está diretamente ligado à Educação de Jovens e Adultos. Discutir a EJA sob essa perspectiva é de fundamental importância para seu fortalecimento enquanto política pública, tornando- a como um dos instrumentos para afirmação dos direitos da pessoa jovem, adulta e idosa. O presente texto é resultado dos estudos realizados, no início de 2014, pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina a respeito do perfil dos educandos da EJA, por meio das matriculas em escolas municipais (1° ao 5°ano). Neste trabalho utilizaremos parte dos dados referentes à Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na zona sul da cidade de Londrina, Paraná, onde está sendo implementado o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), contando com a participação dos estudantes bolsistas do referido programa, graduandos do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de LondrinaporopenAccessEscola Municipal Zumbi dos PalmaresPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Gênero suas implicações na educação de jovens e adultosconferenceObject