Barroco, Sonia Mari ShimaVieira, Beatriz Moreira BezerraNeves, Daiane de OliveiraSantos, Débora Lopes de Castro dos2018-07-042018-07-042017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3783Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoJustifica-se este projeto ante um contexto da universalização do ensino e da qualidade para os alunos com deficiência, e na compreensão de que as Instituições de Ensino Superior possuem o compromisso de disponibilizar seu conhecimento para além das fronteiras da universidade. O objetivo principal é fornecer subsídios teóricos metodológicos para professores no atendimento educacional de alunos com deficiência, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Propomos e desenvolvemos a instrumentalização de professores em oito colégios estaduais dos municípios de Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu, caracterizando a formação de professores como uma importante ferramenta de enfrentamento à exclusão e garantia do desenvolvimento do psiquismo dos alunos. A metodologia envolve palestras abertas a professores das redes municipais e estadual, reuniões com diretores e equipes pedagógicas, grupos de estudos, cursos presenciais e acompanhamento da aplicação do conteúdo estudado na prática escolarporopenAccessEducação especialFormação - docênciaEducação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolarconferenceObject