Santos Junior, Edson dos2020-02-202020-02-202020-02-20SANTOS JÚNIOR, Edson Dos. Migrações, trabalho, desenvolvimento e possibilidades do ensino de história: o jornal Alerta Geral (1992-1993). 2020. 22 p. Artigo de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História e América Latina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2020.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5579Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Este artigo discorre sobre o ensino de história a partir da imprensa sindical de trabalhadores urbanitários em Foz do Iguaçu, cidade situada na fronteira trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai. Para isto, recolhe suas fontes entre as páginas do Jornal Alerta Geral, nos anos de 1992 e 1993, observando a luta de classes neste período e discutindo o ensino da história de trabalhadores em vista de questões como a luta por direitos, desenvolvimento social e emancipação humana, diante de registros das lutas sociais e políticas no território. Migrações, trabalho e desenvolvimento são questões que se encontram reunidas em suas relações com a fase do capitalismo que corresponde ao período estudado. Ao final do texto, encontram-se algumas considerações em torno das possibilidades do ensino de história.Este artículo analiza la enseñanza de la historia desde la prensa sindical de trabajadores urbanos en Foz de Iguazú, una ciudad ubicada en la frontera trinacional entre Argentina, Brasil y Paraguay. Con este fin, reúne sus fuentes partiendo de las páginas del periódico Alerta Geral, en los años 1992 y 1993, observando la lucha de clases en este período y discutiendo la enseñanza de la historia de los trabajadores con ojos para temas como la lucha por derechos sociales, por el desarrollo social y la emancipación humana, aludiendo a los registros de las luchas sociales y políticas en el territorio. La migración, el trabajo y el desarrollo son cuestiones que se encuentran relacionadas con la fase del capitalismo que corresponde al período estudiado. Al final del texto, hay algunas consideraciones en torno de las posibilidades de enseñar la historiaporopenAccessHistória - Estudo e ensinoTrabalhadores - HistóriaMovimentos sociaisDesenvolvimento socialMigrações, trabalho, desenvolvimento e possibilidades do ensino de história: o jornal Alerta Geral (1992-1993)bachelorThesis