Griesang, Guilherme2024-12-162024-12-162024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8732O presente trabalho possui dois objetivos centrais: o primeiro é tecer um apanhado acerca do processo de mercantilização do ensino, exemplificando como ocorre esse ato partindo das políticas recentes orquestradas no estado do Paraná. Para tanto é necessário esclarecer a aproximação das esferas público e privadas assim como o interesse em comercializar a educação, relacionado empresas tecnológicas de capitais nacionais e internacionais, e a postura de políticas internacionais em virtude de uma educação tecnológica. O segundo objetivo refere-se a compreender como o processo de mercantilização da educação assume o formato de plataformas na educação paranaense assim como em outros estados e países, e acaba por tornar precário diversos âmbitos do ensino, precarizando e descentralizando o trabalho docente, fragilizando o ensino e comprometendo o vínculo entre aluno e professor. Para tal a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguindo a autores que descrevem a mercantilização da educação ao passo que testemunham acerca da precarização do ensino.viEnsinoParanápolíticas públicasmercantilizaçãoO processo de mercantilização do ensino: plataformas e ensino precário no Paraná