Flôr, Dalânea CristinaGomes, Luiza Souza IoppeMelo, Veronica Souza2018-07-302018-07-302017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3911Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Direitos Humanos e JustiçaTrata-se de um projeto de acolhimento das crianças, filhas dos acadêmicos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da Universidade Federal de Santa Catarina (LII-UFSC), durante as etapas em que os estudos, que se alternam entre Campus e Comunidade Indígena, ocorrem na UFSC- Trindade. Com este acolhimento objetiva-se contribuir para a permanência dos acadêmicos indígenas na UFSC, proporcionando a interação entre as crianças atendidas pelo projeto e crianças matriculadas nas escolas de educação infantil localizadas no Campus Universitário; a exploração de espaços variados da UFSC, que possibilitem às crianças participarem de atividades interessantes e adequadas à infância; e, a ampliação dos conhecimentos vinculados à diferentes áreas de conhecimentos, adaptados aos modos de aprender e se desenvolver da criança de zero a seis anos de idade. Para realização do projeto buscou-se identificar diferentes espaços e projetos de ensino e extensão que pudessem proporcionar diferentes momentos de interação, brincadeiras e ampliação dos conhecimento das crianças indígenas. A análise e os resultados parciais demonstram que o projeto tem alcançado seus objetivos, proporcionando mais tranquilidade aos acadêmicos para realizarem seus estudos, e promovendo cada vez mais envolvimento das crianças nas atividades propostas, que demonstram a cada dia mais empoderamento de sua identidade e cultura, aprendendo com o outro, mas também contribuído para aprendizado do outroporopenAccessUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica ((LII)Este lugar também é seu: uma contribuição para permanência dos estudantes indígenas na UFSCconferenceObject