Queiroz Neto, ExzolvildresPiovesana, Henry Monteiro2019-01-092019-01-092018-12-10PIOVESANA, Henry Monteiro. O profissional de desenvolvimento rural e segurança alimentar atuando como facilitador em uma perspectiva territorial. 2018. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018.PIOVESANA, Henry Monteiro. O profissional de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar atuando como facilitador em uma perspectiva territorial. 2018. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4305Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientador: Prof. Dr. Exzolvildres Queiroz NetoO trabalho visa demonstrar, como e onde o profissional em DRUSA pode, como uma possível resposta no mercado de trabalho, ingressar em sua carreira profissional, atuando como um facilitador no âmbito do Desenvolvimento Rural e da Segurança Alimentar, profissão essa, que, como será demonstrado, contempla suas competências e permite a plena aplicação das capacidades desenvolvidas no curso. O método de pesquisa utilizado é o de pesquisa qualitativa, onde foram usadas as técnicas de coleta de dados através de pesquisa de campo, sendo realizada entrevista semi-estruturada, com perguntas exploratórias, análise documental e revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que o perfil do profissional em DRUSA, assim como o do facilitador, possuem abordagens e metodologias similares e, em alguns casos, iguais; ambos trabalham com o foco no processo e não diretamente nos resultados frente os atores participantes, sendo que a bagagem teórica do profissional de DRUSA o capacita para compreender e diagnosticar a complexidade do território. Através das temáticas de DRUSA e a soma das competências de facilitação, possibilitam como o egresso atuar desenvolvendo todo o conhecimento adquirido em sua formação acadêmica.The aim of this work is to demonstrate how the DRUSA professional can, as a possible response in the labor market, enter his professional career, acting as a facilitator in the field of Rural Development and Food Security, a profession that, as will be shown, contemplates competences and allows the full application of the skills developed in the course. The research method used is a qualitative research, where the data collection techniques were used through field research, with semi-structured interviews, exploratory questions, documentary analysis and bibliographic review. The results showed that the profile of the professional in DRUSA, as well as that of the facilitator, have similar and, in some cases, similar approaches, both work with the focus on the process and not directly on the result in front of the participating actors; theoretical DRUSA professional bag empowers you to understand and diagnose the complexity of the territory. Through the themes of DRUSA and the sum of the facilitation skills, they enable the egress to develop all the knowledge acquired in its academic formationEste trabajo busca demostrar, como el profesional de DRUSA puede, como una posible respuesta al mercado de trabajo, ingresar en su carrera profesional, actuando como un facilitador en el ámbito del Desarrollo rural y de la Seguridad Alimentaria, profesión que, como será demostrado, contempla sus competencias y permite la plena aplicación de las capacidades desarrolladas en esta carrera. La metodología de investigación utilizada es la cualitativa, con la utilización de técnicas de recolección de datos a través de salidas de campo, siendo realizadas entrevistas semiestructuradas, con preguntas exploratorias, análisis documentario y revisión bibliográfica. Los resultados demostraron que el perfil del profesional en DRUSA, así como el del facilitador, poseen enfoques y metodologías similares y, en algunos casos iguales; ambos trabajan enfocados en el proceso y no en el resultado frente a los actores participantes, tomando en cuenta que la amplia carga teórica del profesional en DRUSA lo capacita para comprender y diagnosticar la complejidad del territorio. A través de las temáticas de DRUSA y la suma de las competencias de facilitación, posibilitan que el egresado actúe aplicando todo el conocimiento adquirido en su formación académicaporopenAccessDesenvolvimento Rural e da Segurança Alimentar (DRUSA)ProfissãoMercado de trabalhoO Profissional do Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar atuando como facilitador em uma perspectiva territorialbachelorThesis