OrientaçãoFreitas, Maria Gabriela Perussolo deZazula, RobsonDalcin, Gladis2021-03-112021-03-112020-12-16https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6059Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Saúde da FamíliaA pandemia de COVID-19 e as medidas de enfrentamento a ela têm apontado o impacto no bem-estar físico e psicológico da população. Diante dessa necessidade, foi organizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, um serviço de acolhimento psicológico telefônico com o objetivo de proporcionar espaço para escuta aos sofrimentos e questões emergentes em situações de crise. A estratégia contou com a disponibilização de uma central telefônica que redirecionava as ligações para os profissionais do serviço de psicologia; além disso, foram oferecidos atendimentos presenciais a profissionais da linha de frente do município, tais como profissionais de saúde, assistência social e segurança pública, bem como a população em geral, caso necessário. Durante os três primeiros meses foi possível identificar o aumento da procura do serviço, bem como a relação direta e indireta destas com a pandemia, evidenciando a importância da saúde mental e de serviços de atenção psicossocial em momentos de crise.poropenAccessSaúde MentalCOVID-19PandemiasEstratégia de acolhimento psicológico durante a pandemia da COVID-19 em Foz do Iguaçu