Jesus, Atair José Bernardino deArenhart, Leonice Izaura TochetoWendling, Cléria Maria2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2595Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Reconhecendo o professor como o principal incentivador da leitura na escola, buscou-se, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, construir ações de formação de professores voltadas para a inserção da contação de histórias no ciclo de alfabetização. Compreendemos que as histórias literárias contribuem com a ampliação do repertório para a construção de textos das crianças e para a compreensão de si e do mundo. Desse modo, este trabalho pretende apresentar uma experiência da utilização da literatura no ambiente escolar, fazendo reflexões sobre a temática, e problematizando a utilização da investigação-ação como a metodologia de trabalho utilizada como instrumento de formação de novos professores. As ações no PIBID tem uma importante contribuição na formação dos professores que recebem os bolsistas em suas turmas no que se refere à instrumentalização para a inserção mais efetiva da literatura no ciclo de alfabetizaçãoporopenAccessContação de históriasIniciação a docênciaInvestigação-açãoA investigação-ação no subprojeto de pedagogia: a utilização da literatura como um instrumento de incentivo a leituraconferenceObject