Nóbrega, ElianeNeckel, Paula Cristina GregoSilva, Valéria Pereira da2019-06-072019-06-072018-08ISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5035O trabalho apresentado, refere-se à Proposta prática do Curso, realizado em uma Escola na Modalidade Educação Especial, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, todos com comprometimento físico neuromotor, associado a múltiplas deficiências. O Tema da aula: Sistema Solar: Dia e Noite, teve como objetivo ensinar de forma lúdica e prazerosa esse fenômeno da natureza. A metodologia aplicada foi aula expositiva e atividades de registro através de recorte e colagem. Para aula expositiva, fez-se uso de um planisfério escolar, globo terrestre, vídeos e contos populares referentes ao assunto abordado. A motivação do tema uma vez que está inserido no currículo escolar, surgiu durante o curso de extensão universitária UNILA, “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”, ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico ItaipuporopenAccessAtas do SERIASistema solarPlanetasSistema solar: dia e noiteconferenceObject