Silva, Maria Geusina daNeri, Filipe Silva2019-11-212019-11-212019-11-21NERI, Filipe Silva. Simetrias e Assimetrias na Formação Profissional de assistentes sociais do Arco Sul do Mercosul: um estudo de caso na UNA e UNILA. 2019. 73p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5266Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientadora: Profa. Dra. Maria Geusina da SilvaA presente proposta de estudos pretendeu conhecer, identificar e caracterizar as semelhanças e diferenças no processo de formação profissional dos assistentes sociais no Arco Sul do MERCOSUL, tendo como referência os cursos de Serviço Social/Trabajo Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Universidade Nacional de Assunção (UNA), no Brasil e Paraguai respectivamente, contribuindo para o fortalecimento do debate pedagógico e político da profissão na América Latina; procurou-se descrever como se deu a construção das propostas pedagógicas dos respectivos cursos, identificando as entidades representativas da categoria profissional envolvidas, conhecendo os marcos regulatórios e jurídico-normativos que fundamentam e balizam a formação em Serviço Social/Trabajo Social nos países estudados; pretendeu-se conhecer os eixos formativos de assistentes sociais/trabajadores sociales, demarcando o que aproxima e o que distancia, caracterizando as possibilidades de produzir respostas às demandas comuns nos dois países estudados. Trata, portanto, de estudo de caso de caráter exploratório ancorado na pesquisa qualitativa, não comparativo, que utilizou técnicas de entrevista e instrumento semiestruturado para coleta de dados empíricos. As incursões possibilitaram identificar que ambas propostas formativas estudadas vêm buscando formar assistentes sociais/trabajadores sociales com perfil capaz de intervir e que, de fato, materializem ações que estejam condizentes com os princípios dos Códigos de Ética e das Leis que regulamentam a profissão, resguardando as atribuições privativas daquilo que os referidos instrumentos que regulam as profissões em ambos países orientam. Possuindo elementos que se materializam de modo mais simétricos do que assimétricos, demonstrando a possibilidade de intercambiar saberes, práticas e conhecimentos entre as duas instituições de ensino, assim como seu respectivo aprofundamento com os demais países da América Latina e Caribe, buscando responder às demandas comuns de propostas de formação diferenciadas visando diminuir assimetrias.This study proposal aimed to know, identify and characterize the similarities and differences in the process of vocational training of social workers in the MERCOSUR South Arc, having as reference the Social Work courses of the Federal University of Latin American Integration (UNILA). and the National University of Asuncion (UNA), in Brazil and Paraguay respectively, contributing to the strengthening of the pedagogical and political debate of the profession in Latin America; We tried to describe how the pedagogical proposals of the respective courses were constructed, identifying the representative entities of the professional category involved, knowing the regulatory and legal-normative frameworks that underlie and guide the formation in Social Work in the studied countries; It was intended to know the training axes of social workers, demarcating what approaches and what distances, characterizing the possibilities of producing answers to common demands in the two countries studied. Therefore, it is an exploratory case study based on qualitative, non-comparative research, which used interview techniques and a semi-structured instrument for collecting empirical data. The incursions made it possible to identify that both training proposals studied have been seeking to train social workers / social workers with a profile able to intervene and, in fact, to materialize actions that are consistent with the principles of the Codes of Ethics and the Laws that regulate the profession, safeguarding the attributions which are governed by those instruments governing the professions in both countries. Having elements that materialize more symmetrically than asymmetrically, demonstrating the need to exchange knowledge, practices and knowledge between the two educational institutions, as well as their respective deepening with the other countries of Latin America and the Caribbean, seeking to respond to common demands. of differentiated formation proposals aiming to reduce asymmetriesEsta propuesta de estudio tuvo como objetivo conocer, identificar y caracterizar las similitudes y diferencias en el proceso de formación profesional de los trabajadores sociales en el Arco Sur del MERCOSUR, con referencia a los cursos de Trabajo Social de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA). y la Universidad Nacional de Asunción (UNA), en Brasil y Paraguay, respectivamente, contribuyendo al fortalecimiento del debate pedagógico y político de la profesión en América Latina; Intentamos describir cómo se construyeron las propuestas pedagógicas de los respectivos cursos, identificando las entidades representativas de la categoría profesional involucrada, conociendo los marcos regulatorios y legal-normativos que subyacen y guían la formación en Trabajo Social en los países estudiados; Se pretendía conocer los ejes de formación de los trabajadores sociales / trabajadores sociales, delimitando qué enfoques y distancias, caracterizando las posibilidades de producir respuestas a demandas comunes en los dos países estudiados. Por lo tanto, es un estudio de caso exploratorio anclado en investigación cualitativa, no comparativa, que utilizó técnicas de entrevista y un instrumento semiestructurado para recopilar datos empíricos. Las incursiones permitieron identificar que ambas propuestas de capacitación estudiadas han estado buscando capacitar a trabajadores sociales con un perfil capaz de intervenir y, de hecho, materializar acciones que sean consistentes con los principios de los Códigos de Ética y Leyes que regulan la profesión, salvaguardando las atribuciones que se rigen por los instrumentos que rigen las profesiones en ambos países. Tener elementos que se materializan más simétricamente que asimétricamente, demostrando la necesidad de intercambiar conocimientos, prácticas y conocimientos entre las dos instituciones educativas, así como su profundización respectiva con los otros países de América Latina y el Caribe, buscando responder a demandas comunes. de propuestas de formación diferenciadas con el objetivo de reducir las asimetríasporopenAccessServiço SocialFormação ProfissionalUniversidade Nacional de Assunção (UNA)Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Simetrias e Assimetrias na Formação Profissional de assistentes sociais do Arco Sul do Mercosul: um estudo de caso na UNA e UNILAbachelorThesis