Santos, Junior Cesar Gonçalves dosOliveira, Susana Aparecida Fagundes de2017-12-112017-12-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3018Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Durante o ano de 2012 foram desenvolvidas ações no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória – Ensino Fundamental e Médio, município de Ponta Grossa – PR, pelo PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia. Ao observar o uso de diferentes metodologias utilizadas nas aulas de Geografia por uma professora supervisora do PIBID, realizamos uma pesquisa de estudo de caso exploratório, onde buscou-se investigar o interesse e a motivação dos alunos para aprender Geografia. A coleta de informações foi realizada entre abril e junho de 2012, por meio de observação direta de aulas, com registros escritos dos procedimentos metodológicos e de uma sondagem com os alunos para identificar quais metodologias despertaram mais interesse pelas aulas. Os discentes tiveram maior estímulo e participação nas aulas práticas de informática e de campoporopenAccessEducação - ensino de geografiaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Metodologias para o ensino de geografia: Uma Vivência do PIBID no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória em Ponta Grossa-PrconferenceObject