Schröder, MirianHoff, Adriana Paula2018-02-012018-02-012017-08-23978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3301Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O presente trabalho visa a análise das duas primeiras aulas da disciplina de Leitura e Produção Textual em uma turma do 1o ano do curso de Letras, nas quais foi trabalhado o gênero Carta de Apresentação. O objetivo deste estudo é o de verificar a metodologia empregada e avaliar se foram alcançados os três níveis de letramento acadêmico propostos por Street e Lea (1998), retomados por Oliveira (2016) e Araújo e Bezerra (2013). As aulas consistiram na exposição do gênero em questão através de uma carta de apresentação da própria docente e na comparação com o gênero bilhete. Como atividade de casa, os estudantes deveriam produzir suas cartas de apresentação aplicando o exemplo lido e discutido e as explicações dadas durante as aulas referentes à temática, linguagem, estrutura e intenção. A hipótese levantada é de que houve a socialização de ambos os gêneros apresentados e o ensino foi pautado no letramento com vistas ao ingresso no meio acadêmico, além de que os alunos deveriam acionar seus saberes prévios para a produção, compreendendo os três níveis propostosporopenAccessGênerosLetramentos acadêmicosCarta de apresentaçãoCarta de apresentação: as primeiras aulas de leitura e produção textual na universidadeconferenceObject