Escalante, Roberta Kolling2017-09-192017-09-192016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2424IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho busca apresentar dados parciais de uma pesquisaação, a qual tem como objetivo compreender o desenvolvimento de conceitos teóricos sobre ensinar e aprender Língua Estrangeira (LE) de 11 alunasprofessoras de espanhol durante o estágio curricular supervisionado. A investigação, pelo viés da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1981; ENGESTRÖM, 1991; LANTOLF e THORNE, 2006; JOHNSON, 2009), contribui na reflexão do estágio como ambiente de aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento e articulação de conceitos científicos e práticos do alunoprofessor de espanhol na autorregulação de atividades instrucionais teoricamente e pedagogicamente embasadas. O estudo é qualitativo, longitudinal e a geração de dados é constituída por instrumentos como entrevistas gravadas em áudio, análise documental de planejamentos de ensino, de aulas e de relatórios, notas de campo de observações de aulas, sessões de formação e trabalhos orientados. Como resultado, verificase que o conteúdo teórico “passado e visto” sobre o ensinoaprendizagem de LE restringese a dois componentes na organização curricular da licenciatura, não havendo a inserção dessas questões nas disciplinas de língua espanhola e de estágio ao longo do curso, o que ecoa no posicionamento das estudantes sempre como aprendizes de espanhol e não como professoras. Ressaltase, portanto, a necessidade de repensar o estágio apenas como um lócus de prática, promovendo a discussão, reflexão e apropriação de conceitos teóricos vinculados a situações reais do fazer docenteporopenAccessLíngua espanholaO papel da teoria nas práticas de estágio curricular supervisionado de língua espanholaconferenceObject