Lima, Alanis Cristina de2024-12-232024-12-232024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8744Este trabalho realiza uma análise do Currículo Paulista, etapa ensino médio - do Estado de São Paulo - sob o eixo do Projeto de Vida, em consonância com a BNCC que desloca de maneira severa a lógica da educação para a formação para o mercado de trabalho. A partir do método epistemológico do materialismo histórico-dialético, uma retomada das concepções históricas de currículo a partir de Saviani, e de concepções de educação integral discutido em Pioli e Gramsci, embasada em uma análise documental, contrapõe-se às noções explícitas no documento e procura identificar suas intencionalidades, materializado na pergunta: Quais os referenciais teóricos e metodológicos fundamentam a ideia de “Projeto de Vida” nesses currículos?. A análise indica que Projeto de Vida, além de uma orientação curricular, está presente nas competências que orientam as disciplinas da formação geral básica e itinerários formativos. Além disso, materializa-se em disciplina escolar, desestruturada, que evidencia os fundamentos teóricos e pedagógicos deste conceito, que encerra no currículo os preceitos neoliberais de flexibilização, foco nas competências e habilidades socioemocionais e na preparação para a empregabilidade.viopenAccesseducaçãocurrículoensino médioO projeto de vida no currículo paulista: de orientação curricular à disciplina escolar de formação para precariedade e responsabilização dos sujeitosArticle