Desselmann, AndrielliPontes, JanaínaKopis, Marisete do RocioCamargo, Joseli Almeida2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2712Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados de forma muito sutil, estimulando assim o consumismo e ao mesmo tempo mantendo o mercado econômico ativo com a emissão de moeda num ritmo diferente da criação de riquezas. O trabalho desenvolveu-se a partir de uma fundamentação teórica abordando os temas lucro, prejuízo e juros. O estudo foi realizado através da resolução de problemas, estimulando os alunos a resolveram situações contextualizados envolvendo os tópicos matemáticos em estudo. Essas situações propiciaram a confecção de uma cartilha, na qual foi explicado de maneira resumida e simples, através de exemplos, situações cotidianas de como o consumidor deve planejar seus gastos, analisando as ofertas e formas de pagamentosporopenAccessMatemática financeiraResolução de problemasDecifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamentalconferenceObject