Charnei, MargaretRudek, BeatrizTartare, Priscila Lúcia2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2645Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A motivação para o presente trabalho nasceu das experiências realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desenvolvido no município de Guarapuava – Paraná. Uma das instituições de ensino contempladas pelo programa é o Colégio Estadual Bibiana Bitencourt. Neste foi desenvolvido um projeto referente a 10a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que consistia na resolução de dez situações problemas envolvendo o raciocínio lógico. A repercussão da atividade foi muito satisfatória, sendo que a motivação para a resolução dos problemas não estava visível somente nos alunos, mas também nos funcionários do colégio que se sentiam instigados a resolver os desafiosporopenAccessDesafios MatemáticosOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEPRaciocínio LógicoAprimorando o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas: uma proposta incentivadora para a OBMEPconferenceObject