Beckers, Iohanna ElizabethCaten, Claudia Maria TenDahmer, AdrianeStrieder, Izabel Paulina2019-06-032019-06-032018-08ISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5020Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)poropenAccessAtas do SERIAEducação InfantilAstronomia na EducaçãoEnsinoDia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEIconferenceObject