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dc.contributor.authorOliveira, Miriam Márcia Pacheco de
dc.contributor.authorToledo Júnior, Rubens de
dc.date.accessioned2017-02-17T14:00:13Z
dc.date.available2017-02-17T14:00:13Z
dc.date.issued2013-07-03
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/959
dc.descriptionAnais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Geografia - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 03 – Sala 01pt_BR
dc.description.abstractA IIRSA (Iniciativa para Integra ̧c ̃ao de Infraestrutura Sul-Americana) ́e a principal inicia- tiva em curso para tratar do tema da infraestrutura Sul-americana. Afirma ter como objetivo, o desenvolvimento de projetos que levem em conta o princ ́ ıpio da territorialidade, agregando com- promisso com os aspectos ”ambientais, sociais e econˆomicos”. Trata-se de uma iniciativa dos 12 pa ́ ıses sul-americanos, por ́em tem sido impulsionada pelo Brasil. Criada em 2000, a IIRSA tem por finalidade a promo ̧c ̃ao do desenvolvimento da infraestrutura de transporte, energia e comu- nica ̧c ̃oes, de forma sustent ́avel e equitativa, para intensificar o processo de integra ̧c ̃ ao pol ́ ıtica, econˆomica e social da Am ́erica Latina. Em termos espaciais, os projetos da IIRSA encontram-se organizados em 10 Eixos de Integra ̧c ̃ao e Desenvolvimento. Dentre os projetos listados pelo IIRSA, existe o eixo Mercosul-Chile dentro dele encontra-se o da constru ̧c ̃ao do Rodoanel norte da regi ̃ao metropolitana de Belo Horizonte. Na escala do nosso estudo, o Rodoanel ́e apre- sentado como uma solu ̧c ̃ao para boa parte dos problemas de trˆansito de Belo Horizonte e seu entorno. Ele tem como objetivo ligar as rodovias que cortam a regi ̃ao metropolitana e retirar de dentro das cidades o tr ́afego de ve ́ ıculos pesados, o que ser ́a uma alternativa para reduzir os congestionamentos e acidentes na capital. Um dos principais objetivos da referida obra ́e fazer com que o tr ́afego das BRs 381, 262 e 040 deixem de usar a regi ̃ao metropolitana de Belo Horizonte como corredor. Uma vez que, a BR 381 por ser a principal liga ̧c ̃ ao entre as regi ̃oes metropolitanas de Belo Horizonte e S ̃ao Paulo e um dos mais importantes eixos de transporte de carga e passageiros de todo o Brasil, provoca na regi ̃ao um grande gargalo. A BR 262, liga o Triˆangulo Mineiro, regi ̃ao considerada uma das mais ricas do Brasil, com grande proje ̧c ̃ao no setor de agroneg ́ocios e tecnologia de ponta ao porto de exporta ̧c ̃ ao em Vit ́oria no Estado do Esp ́ ırito. Essa BR tamb ́em ́e um dos principais acessos a regi ̃ao Centro-Oeste do pa ́ ıs, portanto possui um tr ́afego intenso promovendo o aumento do gargalo referido. A BR 040 que d ́ a acesso a capital do pa ́ ıs e ao Rio de Janeiro, ligando Belo Horizonte ` ` a principal cidade-p ́olo da regi ̃ao, Juiz de Fora, que abriga empresas automobil ́ ısticas, agroindustriais, moveleiras, metal ́ urgicas, cimenteiras, tˆexteis e produtoras de papel e papel ̃ao, da mesma forma que as outras duas BRs citadas tamb ́em contribui para consider ́aveis congestionamentos. Nosso trabalho est ́a eviden- ciando que a constru ̧c ̃ao do Rodoanel Norte trar ́a benef ́ ıcios para a popula ̧c ̃ao metropolitana de Belo Horizonte, contudo trar ́a maior ganho para as empresas localizadas na regi ̃ao e para as empresas de transporte que precisam cruz ́ a-la, j ́ a que a obra permitir ́a uma maior fluidezpt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectFluxopt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectBelo Horizonte - Brasilpt_BR
dc.subjectSão Paulo - Brasilpt_BR
dc.subjectIniciativa para Integração de Infraestrutura Sul-Americana - IIRSApt_BR
dc.titleConstrução do Rodoanel Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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