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dc.contributor.advisorSilva, Jorge Antonio da
dc.contributor.authorChioquetta, Gabriela Dotti
dc.date.accessioned2017-02-10T15:52:56Z
dc.date.available2017-02-10T15:52:56Z
dc.date.issued2012-06-05
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/787
dc.descriptionAnais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Artes e Linguística - 05/06/12 - 14h00 às 18h00 - Unila-Centro - Sala 16 - 3o Pisopt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste projeto é o levantamento histórico e estético da arte latino americana, visando a publica - ção de um livro. Para isso criou-se o GIPE Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Estética Latino Ameri - cana, registrado no CNPQ. Sabendo-se da amplitude da iniciativa, decidiu-se pela divisão do trabalho em doze etapas: 1. Identidades Históricas; 2. Ideologias Signicas; 3. Barroco Latino Americano; 4. Os Via - jantes; 5. Formação das Academias Nacionais; 6. O Romantismo; 7. Dissidências e Nacionalismo; 8. Vanguardas e Regionalismos; 9. Estéticas Nacionais; 10. Maestria e Discursos Identitários; 11. América Latina e Sociedade do Espetáculo; 12. O Paradigma de Arthur Bispo do Rosário. A partir de pesquisas anteriormente iniciadas pelo orientador, partiu-se para a busca virtual de dados que foram complementa - dos em publicações de bibliotecas pessoais e acadêmicas. Posteriormente, estabeleceu-se que a pesquisa seria desenvolvida em blocos, aproveitando-se o potencial cognitivo de estudantes oriundos de outros paí - ses, envolvidos nas investigações. Na medida em que os estudos avançavam, foram sendo produzidos tex - tos que, ao final da investigação, comporão a publicação que se pretende. Buscando as remotas manifesta - ções artísticas da América Latina, chegou-se à civilização que foi considerada a matriz do Peru, e uma das matrizes culturais de nosso continente: Chavín. Dada a importância da religião para aquela cultura, as pesquisas voltaram-se então para os elementos e rituais religiosos que influenciaram as artes, tanto de Chavín, como dos outros povos andinos que descenderam dela. A simbologia de grande relevância apre- sentada neste trabalho é a do poder. Pinturas e esculturas que retratam sacerdotes providos de garras, grandes presas e com domínio sobre animais ferozes. Além disso, grandiosas construções arquitetônicas demonstram que aquela civilização fundamentava seu poder na religião, e não no belicismo. Essa pesqui - sa está locada na primeira etapa anteriormente citada, sobre as Identidades Históricas da América Latina, e resultou na publicação do artigo Cultura Chavín: religião e manifestações artísticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIdentidade históricapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArtes
dc.titleDo belo ao sublime: Uma pesquisa histórica, iconográfica e bibliográfica sobre a história da arte latino-americanapt_BR
dc.title.alternativeArte e História na América Latina: Pesquisa Documental e Iconográfica
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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