Música de Concerto, Inácio de Loyola, Alejandro Drago, Camilo Carrara e Maria Helena Rosas Fernandes
Fecha
2012-06-05Autor
Melo Martins, Bruno Eliezer
Larsen, Juliane Cristina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho visa inicialmente realizar um mapeamento da música de concerto na América Latina. Entre -
tanto a música erudita tão almejada em nossa pesquisa cedeu lugar a uma série de 2 partes distintas. Mer -
gulhando no âmbito de sua origem com a chegada da Companhia de Jesus na Bacia do Prata. Se utilizan -
do do elemento indígena para produção de música. Com intenção de evangelizar surge então uma música
europeia mas produzida na América Latina. Nesta primeira parte do trabalho temos a intenção de demos -
trar como se deu esse processo. Indicando também a forma que se utilizou a Companhia de Jesus pelas
exceções de regras aplicadas no tacante a música para a colonização. E sua influência na educação, onde a
música também ocupava posto especial. Na segunda parte desse trabalho encontra-se três entrevistas com
importantes figuras atuantes no cenário musical internacional da música de concerto. Direcionando as
conversações para o pensamento musical latino americano. São os entrevistados Alejandro Drago, violi -
nista Argentino atualmente professor da University of North Dakota de violino e também compositor e
divulgador pelo mundo do Tango. Camilo Carrara, violonista, compositor, arranjador e professor. Maria
Helena Rosas Fernandes, compositora mineira reconhecida internacionalmente por sua obra, foi aluna de
Osvaldo Lacerda, José Augusto Almeida Prado e H. J. Koellretter importantes figuras na música contem -
porânea brasileira. Tendo ainda nos brindado tocando ao piano e gravada em áudio, de trechos de sua ulti -
ma ópera Anita Garidaldi em fase orquestração.