Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAguero, Pedro José Granados
dc.contributor.authorSilva, Géssyca Fernanda da
dc.contributor.authorOrlik, Yuri
dc.date.accessioned2017-02-10T12:23:38Z
dc.date.available2017-02-10T12:23:38Z
dc.date.issued2012-06-05
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/752
dc.descriptionAnais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Ciências Biológicas. Dia 05/06/12 - 14h00 às 18h00, Unila-Centro - Sala 14 - 3o Pisopt_BR
dc.description.abstractO ensino de Biologia e Química são considerados uns dos mais difíceis pelos alunos, e os professores tem que fazer modificações para que haja o interesse da sala inteira e auxiliar os alunos que possuem mais di - ficuldades de aprendizagem. Com isso pode se fazer uso de vários instrumentos, tais como a interdiscipli - naridade, e a influência que ela pode ela pode ter no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na dis - sociação do conhecimento orientando uma nova produção de entendimento, adquirindo condições neces - sárias para uma qualidade de ensino melhor. A intenção desta primeira parte do projeto foi o levantamen - to de banco de dados a fim de juntar material que possam ser utilizados para em discursões interdiscipli - nar, discorrendo relações entre as Ciências e Literatura, em um contexto científico e literário realizando essas análises no poema. Trabalhando dessa forma interdisciplinar é possível estimular o raciocínio cog - nitivo na aprendizagem do conhecimento científico. Ao longo da pesquisa realizada em nossa iniciação científica, foram coletados diversos poemas e poesias de diversos autores talentosos, e nessa última apre - sentação vamos dar uma atenção especial a Pablo Neruda, um dos mais importante literário latino ameri - cano, com sua autenticidade de conhecimento do povo latino americano. Este foi um de vários poemas que foram analisados, podemos identificar que ele utilizada de vários meios de biologia e química, que são abordados em sala de aula, como o elemento químico e mineral, já na biologia, tem o solo, botânica e atmosfera. Esses temas que podem ser utilizados de meios interdisciplinares, para mostrar que é possível ter uma conexão entre as ciências e a literatura. Lembrando que esse processo de aprendizagem não deve substituir o ensino comum e sim auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e tornar uma aula mais descontraída e que chame a atenção dos alunos para a importância da interdisciplinaridade, e retirar este mito de que ciências e literatura não podem estar juntas.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectLiteratura
dc.titleAplicação da literatura na Biologia e Químicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples