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dc.contributor.authorAndré, André Luís
dc.contributor.authorSilva, Anilton Oliveira da
dc.contributor.authorFidelis, Giane de Godoy Favaro
dc.contributor.authorEly, Ivonete Marlene
dc.contributor.authorSoares, Jessica Aparecida
dc.contributor.authorGerke, Jonatas Filipe Rodrigues
dc.date.accessioned2017-02-09T19:25:20Z
dc.date.available2017-02-09T19:25:20Z
dc.date.issued2016-10
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/737
dc.descriptionAnais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016, 05 e 07 de outubro de 2016pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e da Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central de direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa do docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do V Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016 da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes. Objetivo geral é promover um espaço institucional para discutir as atividades de iniciação científica e iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação na universidade. O evento ainda tem os objetivos específicos de divulgar os projetos de pesquisa em desenvolvimento junto à comunidade acadêmica; reconhecer demandas gerais e específicas na formação dos orientandos e para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa; avaliar os resultados de pesquisa fomentados pela Unila, a qualificação científica, teórica e prática dos estudantes. O EICTI 2016 é uma oportunidade para os estudantes apresentarem os resultados de pesquisa aos participantes e às comissões avaliadoras, formadas por doutores nas áreas de interesse. Os avaliadores externos avaliam o desenvolvimento científico da universidade. O evento também contribui para a divulgação da diversidade de métodos, abordagens e epistemologias utilizadas; qualifica a formação profissional e cidadã do orientando; permite ao estudante conhecer técnicas, aprimorar conhecimentos e preparar-se para a pós-graduação. Com o evento espera-se promover o encontro de orientadores e orientandos da Universidade de modo a divulgar os resultados dos planos de trabalho vinculados aos projetosconcluídos em 2016 junto à comunidade acadêmica, compartilhar experiências entre os orientadores e orientandos e apontar os principais obstáculos ao desenvolvimento da iniciação na Unila, bem como identificar os caminhos possíveis para o enfrentamento dos desafios que um projeto de pesquisa requer. A avaliação dos trabalhos dos estudantes para o evento é feita de duas formas complementares. Em primeiro lugar há a avaliação do resumo expandido, conforme previsão expressa no Regulamento Geral do evento, neste momento os avaliadores internos avaliam os resumos de sua área de competência conforme áreas do CNPq e indicação de avaliadores internos pelo Comitê Local de Iniciação Científica. No dia do evento os avaliadores acompanharão as sessões de apresentação oral e mostra de pôster e avaliarão novamente o trabalho, desta vez os critérios se referem a apresentação do trabalho. Os resumos expandidos foram avaliados pelos seguintes critérios: a) qualidade da escrita na formatação científica (até 2,5 pt.); b) adequação da metodologia ao objeto de pesquisa (até 2,5 pt.); c) capacidade de síntese (até 2,5 pt.); d) resultados (até 2,5 pt.). Já as apresentações nas modalidades: apresentação oral e mostra de pôster foram avaliadas pelos seguintes critérios: a) qualidade da apresentação/pôster e formatação científica (até 2,0 pt.); b) desenvoltura (até 2,0 pt.); c) domínio do conteúdo e argumentação (até 2,0 pt.); d) resultados (até 2,0 pt.); e) conclusões e perspectivas (até 2,0 pt.). A comissão avaliadora interna composta por 22 avaliadores internos divididos entre 7 (sete) grades áreas do conhecimento CNPq conforme tabela abaixo. Salientamos que como no ato da inscrição não houve indicação de trabalhos da grande área ciências agrárias, não foi instituído representante da referida área no comitê interno e externo de avaliação do EICTI 2016.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnaispt_BR
dc.subjectV Encontro de Iniciação Científicapt_BR
dc.subjectI Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovaçãopt_BR
dc.titleAnais do 5º Encontro de Iniciação Científica da Unila e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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