dc.contributor.author | Ciacchi, Andrea | |
dc.contributor.author | Teixeira, Andrea de Chermont | |
dc.contributor.author | Cruz, Andréia da | |
dc.contributor.author | Almeida, Denner Mariano de | |
dc.contributor.author | Castilha, Eduardo Dalcin | |
dc.contributor.author | Delgado, Eliane | |
dc.contributor.author | Ferreira, Emmanuelle Christianes | |
dc.contributor.author | Marques, Erwin Becker | |
dc.contributor.author | Barbosa, Fernando Cesar Mendes | |
dc.contributor.author | Danelli, Lucas | |
dc.contributor.author | Aguiar, Lucas de Moraes | |
dc.contributor.author | Moura e Silva, Luisa Maria Nunes de | |
dc.contributor.author | Monteiro, Samuel Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T17:49:02Z | |
dc.date.available | 2017-02-09T17:49:02Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/727 | |
dc.description | Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila. Unila-Centro, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, 04 e 05 de junho de 2012 | pt_BR |
dc.description.abstract | A indissocialibidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, cuja unidade
caracteriza o processo pedagógico no ensino superior tem, neste evento, a manifestação da sua
aplicabilidade. Os planos de trabalho e projetos de estudantes e orientadores de iniciação científica e
extensão demarcam os processos formadores da capacidade de pensamento crítico dos futuros
profissionais egressos de uma universidade inovadora.
Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica
e profissional de estudantes de graduação, que são introduzidos nos diferentes campos do Saber pelas
disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir sobre limitações das
sociedades, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas tanto pela simples
curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na
formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos
referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e
produção de conhecimento.
A extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e
ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação.
Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num
processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias
produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da
responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Espera-se que cada estudante
desenvolva atitudes críticas e habilidades de pesquisador, tais como dedicação, criatividade, honestidade,
ética e compromisso com a transformação da realidade.
O I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila
<http://unila.edu.br/1o_encontro_ic_ext/apresentacao> colabora para a avaliação e a exposição pública
dos resultados dos projetos. Será realizada uma conferência de abertura composta pelo Magnífico Reitor
Pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Andrea Ciacchi,
pela Pró-Reitora de Extensão, Luisa Maria de Moura e Silva e pelo pesquisador Flávio Bortolozzi, para
expor ao público o tema “Pesquisa no Meio Acadêmico e suas Oportunidades”. O evento contará ainda
com a palestra da pesquisadora Laura Tavares Ribeiro Soares com o título “A Pesquisa na Extensão”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | I Encontro de Iniciação Científica | pt_BR |
dc.subject | Extensão da Unila | pt_BR |
dc.subject | Conhecer e Transformar | pt_BR |
dc.subject | Anais | pt_BR |
dc.title | Anais do 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila: "Conhecer e Transformar" | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |