Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCiacchi, Andrea
dc.contributor.authorTeixeira, Andrea de Chermont
dc.contributor.authorCruz, Andréia da
dc.contributor.authorAlmeida, Denner Mariano de
dc.contributor.authorCastilha, Eduardo Dalcin
dc.contributor.authorDelgado, Eliane
dc.contributor.authorFerreira, Emmanuelle Christianes
dc.contributor.authorMarques, Erwin Becker
dc.contributor.authorBarbosa, Fernando Cesar Mendes
dc.contributor.authorDanelli, Lucas
dc.contributor.authorAguiar, Lucas de Moraes
dc.contributor.authorMoura e Silva, Luisa Maria Nunes de
dc.contributor.authorMonteiro, Samuel Rodrigues
dc.date.accessioned2017-02-09T17:49:02Z
dc.date.available2017-02-09T17:49:02Z
dc.date.issued2012-06
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/727
dc.descriptionAnais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila. Unila-Centro, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, 04 e 05 de junho de 2012pt_BR
dc.description.abstractA indissocialibidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, cuja unidade caracteriza o processo pedagógico no ensino superior tem, neste evento, a manifestação da sua aplicabilidade. Os planos de trabalho e projetos de estudantes e orientadores de iniciação científica e extensão demarcam os processos formadores da capacidade de pensamento crítico dos futuros profissionais egressos de uma universidade inovadora. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes de graduação, que são introduzidos nos diferentes campos do Saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir sobre limitações das sociedades, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. A extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação. Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Espera-se que cada estudante desenvolva atitudes críticas e habilidades de pesquisador, tais como dedicação, criatividade, honestidade, ética e compromisso com a transformação da realidade. O I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila <http://unila.edu.br/1o_encontro_ic_ext/apresentacao> colabora para a avaliação e a exposição pública dos resultados dos projetos. Será realizada uma conferência de abertura composta pelo Magnífico Reitor Pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Andrea Ciacchi, pela Pró-Reitora de Extensão, Luisa Maria de Moura e Silva e pelo pesquisador Flávio Bortolozzi, para expor ao público o tema “Pesquisa no Meio Acadêmico e suas Oportunidades”. O evento contará ainda com a palestra da pesquisadora Laura Tavares Ribeiro Soares com o título “A Pesquisa na Extensão”.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectI Encontro de Iniciação Científicapt_BR
dc.subjectExtensão da Unilapt_BR
dc.subjectConhecer e Transformarpt_BR
dc.subjectAnaispt_BR
dc.titleAnais do 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila: "Conhecer e Transformar"pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples