IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila

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    Anais do IX Encontro de Iniciação Científica e V Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
    (UNILA, 2020-04-07) Brasil, Carolina Balbi Uchôa; Furtado, Danúbia Frasson; Dotto, Elisiane Fiorentin; Avila, Emanuelli de Oliveira; Fidelis, Giane de Godoy Favaro; Jessica Aparecida, Soares; Gerke, Jonatas Filipe Rodrigues; Góes, Márcio de Sousa
    Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica e 5º Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no período de 7 a 9 de abril de 2021.
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    Anais 6º Encontro de Iniciação Científica e 2º Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
    (Unila, 2017-10-04) Brito, Djuly Francielly; Rocha, Fernanda Sobral; Fidelis, Giane de Godoy Favaro; Soares, Jessica Aparecida; Gerke, Jonatas Filipe Rodrigues; Roling, Liciane; Tonatto, Regiane Cristina; Souza, Rodrigo Cantu de; Gallas, Salete Marilda
    Anais do 6º Encontro de Iniciação Científica e 2º Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no periódo de 4 a 6 de outubro de 2017
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    Anais do 4º Encontro de Iniciação Científica da Unila “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira”
    (2015-11) Nitsche, Bruna; Ely, Ivonete Marlene; Salgado, José Ricardo Cezar
    O Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e da Universidade da Integração Latino- Americana - UNILA, incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central de direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa do docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do IV Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.
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    Anais do 5º Encontro de Iniciação Científica da Unila e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016
    (2016-10) André, André Luís; Silva, Anilton Oliveira da; Fidelis, Giane de Godoy Favaro; Ely, Ivonete Marlene; Soares, Jessica Aparecida; Gerke, Jonatas Filipe Rodrigues
    O Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e da Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central de direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa do docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do V Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016 da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes. Objetivo geral é promover um espaço institucional para discutir as atividades de iniciação científica e iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação na universidade. O evento ainda tem os objetivos específicos de divulgar os projetos de pesquisa em desenvolvimento junto à comunidade acadêmica; reconhecer demandas gerais e específicas na formação dos orientandos e para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa; avaliar os resultados de pesquisa fomentados pela Unila, a qualificação científica, teórica e prática dos estudantes. O EICTI 2016 é uma oportunidade para os estudantes apresentarem os resultados de pesquisa aos participantes e às comissões avaliadoras, formadas por doutores nas áreas de interesse. Os avaliadores externos avaliam o desenvolvimento científico da universidade. O evento também contribui para a divulgação da diversidade de métodos, abordagens e epistemologias utilizadas; qualifica a formação profissional e cidadã do orientando; permite ao estudante conhecer técnicas, aprimorar conhecimentos e preparar-se para a pós-graduação. Com o evento espera-se promover o encontro de orientadores e orientandos da Universidade de modo a divulgar os resultados dos planos de trabalho vinculados aos projetosconcluídos em 2016 junto à comunidade acadêmica, compartilhar experiências entre os orientadores e orientandos e apontar os principais obstáculos ao desenvolvimento da iniciação na Unila, bem como identificar os caminhos possíveis para o enfrentamento dos desafios que um projeto de pesquisa requer. A avaliação dos trabalhos dos estudantes para o evento é feita de duas formas complementares. Em primeiro lugar há a avaliação do resumo expandido, conforme previsão expressa no Regulamento Geral do evento, neste momento os avaliadores internos avaliam os resumos de sua área de competência conforme áreas do CNPq e indicação de avaliadores internos pelo Comitê Local de Iniciação Científica. No dia do evento os avaliadores acompanharão as sessões de apresentação oral e mostra de pôster e avaliarão novamente o trabalho, desta vez os critérios se referem a apresentação do trabalho. Os resumos expandidos foram avaliados pelos seguintes critérios: a) qualidade da escrita na formatação científica (até 2,5 pt.); b) adequação da metodologia ao objeto de pesquisa (até 2,5 pt.); c) capacidade de síntese (até 2,5 pt.); d) resultados (até 2,5 pt.). Já as apresentações nas modalidades: apresentação oral e mostra de pôster foram avaliadas pelos seguintes critérios: a) qualidade da apresentação/pôster e formatação científica (até 2,0 pt.); b) desenvoltura (até 2,0 pt.); c) domínio do conteúdo e argumentação (até 2,0 pt.); d) resultados (até 2,0 pt.); e) conclusões e perspectivas (até 2,0 pt.). A comissão avaliadora interna composta por 22 avaliadores internos divididos entre 7 (sete) grades áreas do conhecimento CNPq conforme tabela abaixo. Salientamos que como no ato da inscrição não houve indicação de trabalhos da grande área ciências agrárias, não foi instituído representante da referida área no comitê interno e externo de avaliação do EICTI 2016.
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    Anais do 3º Encontro de Iniciação Científica da Unila “Pesquisa no século XXI: desafios e possibilidades”
    (2014-11) Souza, Abraão Jesse Capistrano de; Prado, Berenice Schelbauer do; Ely, Ivonete Marlene; Lucas, Yulla Gonçalves Ruas; Brito, Djuly Francielly; Budke, Maximiliano Stersa; Favaro, Giane de Godoy
    O Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e da Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA, incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do III Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.
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    Anais do 2º Encontro de Iniciação Científica da Unila "Resultados em debate"
    (2013-07) Ciacchi, Andrea; Cruz, Andréia da; Silva, Anilton Oliveira da; Prado, Berenice Schelbauer do; Muniz, Cláudia Maria Serino Lacerda; Ferreira, Emmanuelle Christianes; Marques, Erwin Becker; Montezol, Guilherme Otávio; Lima Júnior, Jayme Benvenuto; Löwenberg Neto, Peter; Tonatto, Regiane Cristina; Lucas, Yulla Gonçalves Ruas
    O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unila (Probic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do II Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.
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    Anais do 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila: "Conhecer e Transformar"
    (2012-06) Ciacchi, Andrea; Teixeira, Andrea de Chermont; Cruz, Andréia da; Almeida, Denner Mariano de; Castilha, Eduardo Dalcin; Delgado, Eliane; Ferreira, Emmanuelle Christianes; Marques, Erwin Becker; Barbosa, Fernando Cesar Mendes; Danelli, Lucas; Aguiar, Lucas de Moraes; Moura e Silva, Luisa Maria Nunes de; Monteiro, Samuel Rodrigues
    A indissocialibidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, cuja unidade caracteriza o processo pedagógico no ensino superior tem, neste evento, a manifestação da sua aplicabilidade. Os planos de trabalho e projetos de estudantes e orientadores de iniciação científica e extensão demarcam os processos formadores da capacidade de pensamento crítico dos futuros profissionais egressos de uma universidade inovadora. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes de graduação, que são introduzidos nos diferentes campos do Saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir sobre limitações das sociedades, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. A extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação. Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Espera-se que cada estudante desenvolva atitudes críticas e habilidades de pesquisador, tais como dedicação, criatividade, honestidade, ética e compromisso com a transformação da realidade. O I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila colabora para a avaliação e a exposição pública dos resultados dos projetos. Será realizada uma conferência de abertura composta pelo Magnífico Reitor Pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Andrea Ciacchi, pela Pró-Reitora de Extensão, Luisa Maria de Moura e Silva e pelo pesquisador Flávio Bortolozzi, para expor ao público o tema “Pesquisa no Meio Acadêmico e suas Oportunidades”. O evento contará ainda com a palestra da pesquisadora Laura Tavares Ribeiro Soares com o título “A Pesquisa na Extensão”.