Algoritmo Microgenético Aplicado ao Estudo de Proteção de Sobrecorrente em Sistema de Distribuição Considerando Geração Distribuída

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Encinas Riveros, Jose Alejandro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A expansão da geração distribuída (GD) para atender a demanda de energia é uma realidade no moderno setor elétrico. No entanto, a presença de GD pode causar alterações nos níveis de corrente de carga em alimentadores e linhas de transmissão; que prejudicam a coordenação e desempenho do sistema de proteção configurado para o sistema. Este trabalho apresenta um estudo de proteção de sobre-corrente em um sistema de distribuição com geração distribuída. Essencialmente, o procedimento consiste em determinar os parâmetros de sintonia como o TMS e o Tempo de Disparo dos Relés Direcionais de Sobre-corrente em caso de falha do sistema. A metodologia desenvolvida pode detectar alterações no sistema e fornecer parâmetros de reconfiguração do relé por meio da aplicação de um algoritmo microgenético projetado para minimizar os tempos de operação e atender a critérios de seletividade, considerando o sistema IEEE de 13 nós. Os resultados mostraram que o sistema apresenta bom desempenho em termos de velocidade e seletividade. Nossos resultados mostram que a metodologia proposta pode ser útil para a proteção de sistemas modernos de distribuição de energia elétrica.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia.

Palavras-chave

Proteção contra sobrecorrente, Geração distribuída, Algoritmo microgenético, Relé direcional de sobrecorrente.

Citação