Descrição do Campo da Psicologia junto às Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes: uma Revisão Integrativa da Literatura

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo identificar estudos sobre o trabalho da psicologia, nas Delegacias Especializadas da Polícia Civil, com crianças e adolescentes vítimas de crimes. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, foram selecionados 5 artigos, através das bases de dados SciELO, Periódicos CAPES, PePSIC e LILACS, aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão, utilizando as palavras-chaves “delegacia de proteção à criança e ao adolescente”, “delegacia especializada”, “psicologia jurídica” e “defesa da criança e do adolescente”. De acordo com a análise dos resultados, foram reunidos cinco eixos temáticos centrais: práticas do profissional de psicologia em delegacias especializadas, trabalhando com crianças e adolescentes vítimas de violências; procedimento da escuta especializada; contradições da psicologia em interface com a justiça no contexto da delegacia especializada; ligações com os direitos humanos e contribuições da perspectiva interseccional no enfrentamento do problema. Ressalta-se a constatação de um campo de trabalho em desenvolvimento e a escassez de estudos científicos sobre o tema.

Descrição

Monografia apresentada ao Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito de obtenção do título de Especialista em Direitos Humanos na América Latina. Orientador: Prof. Dr. Marcos de Jesus Oliveira.

Palavras-chave

psicologia jurídica, segurança pública, direitos humanos, vítimas de violências, criança e adolescente

Citação

LOPEZ, Ingrid Dayling Baez. Descrição do Campo da Psicologia Junto às Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes: uma revisão integrativa da literatura. 2022. 52 f. Monografia de Especialização (Direitos Humanos na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2022.