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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorAntunes, Danielle
dc.date.accessioned2022-10-17T23:03:55Z
dc.date.available2022-10-17T23:03:55Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationANTUNES, Danielle. Educação em Direitos Humanos na formação de professores de filosofia: uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso das licenciaturas em filosofia nas universidades públicas do Paraná. 2022. 47 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Direitos Humanos na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6889
dc.descriptionArtigo apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino Americana como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Direitos Humanos na América Latina. Orientadora: Prof. Dr.ª Ana Paula Araujo Fonseca.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi problematizar, analisar e defender a inserção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (CNE/CP 01/2012) nos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de graduação em filosofia/licenciatura das universidades públicas do estado do Paraná, Brasil. A metodologia utilizada para a análise documental foi de caráter qualitativo-descritivo com finalidade exploratória. O problema que motivou essa pesquisa foi saber em qual medida as IES públicas do Paraná estão cumprindo com tal normativa no campo do ensino e formação de professores de filosofia. O resultado alcançado demonstra que há uma preocupação por parte das IES com a educação em direitos humanos, tema inserido de diferentes formas nos PPCs, porém, o estudo revela que apenas 25% dos cursos possuem componente curricular obrigatório em DH. Conclui-se que é necessário a implementação mais sistemática da EDH nos cursos de licenciatura em filosofia, de modo a contemplar não apenas uma disciplina ou conteúdo isolado, mas que perpasse todo o currículo e suas matrizes epistemológicas, de modo a efetivar o direito à educação voltada para o respeito à dignidade humana e a transformação social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação em Direitos Humanos, Licenciatura em Filosofia, Currículo, Universidade Pública, Paraná.pt_BR
dc.titleEducação em Direitos Humanos na Formação de Professores de Filosofia: uma Análise dos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Filosofia nas Universidades Públicas do Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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