Por uma Gastronomia Guarani - Aspectos da Cultura e Culinária Guarani na Tríplice Fronteira Brasil, Paraguai e Argentina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Alavarce, Solange

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Gastronomia é o conjunto de conhecimentos, técnicas e práticas relacionados com a cozinha e com os hábitos alimentares expressos nas refeições; compreende ingredientes, processos, utensílios, técnicas, tecnologia. Está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento humano: ao território, ao clima, à cultura. Desde o domínio do fogo à prática da agricultura, do desenvolvimento de utensílios ao desenvolvimento de técnicas para o consumo dos alimentos, os estudos em gastronomia serão atravessados pelos mais diversos vieses para serem capazes de cumprir com seu objetivo. A ciência na Gastronomia é um campo novo, interdisciplinar, e até mesmo transdisciplinar. O desafio está na pesquisa da cultura alimentar não somente pelo viés da história da alimentação e da antropologia da alimentação, mas juntamente com estas, traçar um caminho próprio para a pesquisa de alimentos, ingredientes e cultura alimentar. O objetivo da pesquisa sobre a Gastronomia Guarani é investigar a relação entre a cultura culinária no início colonial e a cultura culinária praticada na atualidade. A região pesquisada com presença Guarani é a Tríplice Fronteira Brasil, Paraguai e Argentina. A partir dos dados obtidos visa identificar algumas motivações da permanência e/ou da mudança desta cultura alimentar com o impacto do processo colonial. A metodologia desta pesquisa recorre a fontes documentais e bibliográficas sobre os dois primeiros séculos coloniais, das quais pretende-se identificar a cultura alimentar Guarani concomitante ao início do processo colonizador. A pesquisa bibliográfica em antropologia, etnografia, história e gastronomia visa conhecer aspectos culturais e alimentares Guarani e suas transformações refletidas na atualidade. A pesquisa de campo pretendia observar a alimentação dos habitantes de aldeias na região da Tríplice Fronteira e seus aspectos culturais, mas não ocorreu devido à pandemia de Covid-19. O trabalho é dividido em capítulos que apresentam a Cultura Guarani e a Gastronomia Guarani.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Gastronomia Guarani. Cultura Guarani. Alimentos autóctones americanos. Tríplice Fronteira  

Citação