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dc.contributor.advisorRocha, Marcelo Augusto
dc.contributor.advisorAmato, Laura Janaina Dias
dc.contributor.authorSilva, Lilliam Domingos da
dc.date.accessioned2022-09-11T18:44:12Z
dc.date.available2022-09-11T18:44:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6835
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractVisto que os descendentes atuais do povo caiçara da Ilha Grande - RJ já não praticam mais os costumes da cultura como antigamente, a representação cultural local pode estar em um processo de desvalorização. À vista disso, questiona-se, “como o ensino de geografia pode ser usado como instrumento na valorização da cultura caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ?” O trabalho busca contribuir para a visibilidade do tema, buscando caminhos nos quais o ensino de Geografia possa ser utilizado como instrumento de valorização em meio a uma crise de identidade. Para tanto, foi necessário a) entrevistar um professor da região e observar se possui especialização adequada para trabalhar esta temática e se considera importante abordá-la em sala de aula; b) analisar documentos oficiais, tais como: o Projeto Político Pedagógico, para averiguar se o documento que rege a escola foi construído pensando na educação do campo e o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que articula os conhecimentos e habilidades relacionados aos povos originários/tradicionais, no ensino de geografia. Ao investigar a existência de materiais didático-pedagógicos voltados para a questão cultural do povo caiçara, parte deste estudo está embasado na pesquisa documental. No que se refere às pesquisas bibliográficas, citase como temas principais a identidade cultural e territorial, bem como as metodologias ativas apoiadas nos preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica. Por se tratar da análise de um território específico e de um grupo de indivíduos e sua comunidade, buscou-se, na segunda fase da pesquisa, adotar a metodologia de Estudo de Caso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectvalorização cultural; identidade cultural; caiçaras; geografia.pt_BR
dc.titleA Cultura Caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ e o Ensino de Geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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