Caracterização Mecânica de Rochas Irregulares, através de Ensaios Acústicos, Fotogrametria e Método dos Elementos Finitos

Resumo

Diferentes ensaios de campo e laboratório são utilizados para a determinação das propriedades elásticas das rochas para projetos de obras de engenharia. Esses parâmetros também podem ser fundamentais para a classificação ou ainda para mensurar a intensidade de erosão de maciços rochosos. O ensaio de vibração acústica (EVA) é um método de ressonância dinâmica que permite estabelecer essas propriedades de forma não destrutiva. Conhecendo-se a geometria, a massa e as frequências de ressonância de um espécime do material, as propriedades elásticas do mesmo podem ser medidas. No entanto, todos os standards internacionais indicam o uso de geometrias pré-definidas para as amostras, entre elas as prismáticas e cilíndricas. Todavia, esse tipo de geometria necessita a confecção de corpos de prova, que dependem de equipamentos custosos para sua manufatura, o presente trabalho visa solucionar esse problema. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é propor uma metodologia de caracterização mecânica de rochas com formato irregulares. A validação da metodologia foi feita com amostras prismáticas através de ensaios com ultrassom e de ensaios de vibração acústica. O módulo de deformação longitudinal (Ed) da amostra encontrado pelo método proposto é de 72,6 GPa, com o ultrassom é de 69,6 GPa e para o EVA com amostras prismáticas 63 e 71 GPa respectivamente. A variação entre os métodos foi de 12 %, enquanto a variabilidade natural do Ed é de 24%, confirmando a validação do método.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.

Palavras-chave

Ensaio não destrutivo (END). Modelo 3D. Ensaio de vibração acústica (EVA). Método dos elementos finitos (MEF).

Citação