dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Geraldo, Carmem Machado | |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T16:29:59Z | |
dc.date.available | 2022-08-17T16:29:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6745 | |
dc.description | Monografia apresentada no curso de Especialização em Ensino de História e América Latina da Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito a obtenção do titulo de Especialista em Ensino de História e América Latina.
Orientadora: Dr.ª Cíntia Fiorotti Lima;
Co- orientadora: Dr.ª Patrícia Regina Cenci | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de gamificação, escolhemos esse recurso porque fora da escola muitos alunos utilizam, horas em seus celulares, videogames e computadores jogando. Ao chegarem no colégio veem o ensino de História como uma disciplina que trata do passado e não condiz com o meio em que vivem, e acabam ficando desmotivados. Buscamos através da elaboração de uma aula-oficina aplicar uma atividade gamificada associada com um tema histórico. Dessa forma pretendemos analisar as possibilidades dessa ferramenta. E averiguar se o seu emprego possa despertar o interesse e a motivação dos estudantes pelo ensino de História. Para o presente estudo, foram elaborados jogos pedagógicos gamificados. Esta pesquisa busca verificar como os elementos presentes na gamificação como recurso didático são capazes de motivar e engajar os estudantes tendo um papel ativo na disciplina de História. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Gamificação; Motivação; Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Gamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |