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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorGeraldo, Carmem Machado
dc.date.accessioned2022-08-17T16:29:59Z
dc.date.available2022-08-17T16:29:59Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6745
dc.descriptionMonografia apresentada no curso de Especialização em Ensino de História e América Latina da Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito a obtenção do titulo de Especialista em Ensino de História e América Latina. Orientadora: Dr.ª Cíntia Fiorotti Lima; Co- orientadora: Dr.ª Patrícia Regina Cencipt_BR
dc.description.abstractO presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de gamificação, escolhemos esse recurso porque fora da escola muitos alunos utilizam, horas em seus celulares, videogames e computadores jogando. Ao chegarem no colégio veem o ensino de História como uma disciplina que trata do passado e não condiz com o meio em que vivem, e acabam ficando desmotivados. Buscamos através da elaboração de uma aula-oficina aplicar uma atividade gamificada associada com um tema histórico. Dessa forma pretendemos analisar as possibilidades dessa ferramenta. E averiguar se o seu emprego possa despertar o interesse e a motivação dos estudantes pelo ensino de História. Para o presente estudo, foram elaborados jogos pedagógicos gamificados. Esta pesquisa busca verificar como os elementos presentes na gamificação como recurso didático são capazes de motivar e engajar os estudantes tendo um papel ativo na disciplina de História.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGamificação; Motivação; Ensino de Históriapt_BR
dc.titleGamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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