Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorVaz, Tatiane Martins
dc.date.accessioned2022-08-16T15:30:21Z
dc.date.available2022-08-16T15:30:21Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6740
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e história da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Foz do Iguaçu/PR. A proposta é verificar de que maneira a parceria com o projeto influenciou as práticas de ensino que visam atender a uma “dupla aprendizagem”: aproximação com a língua adicional e a formação de leitores literários. Para tanto, buscou-se examinar os registros de observação direta de três aulas e os questionários aplicados a docente da turma e aos integrantes da equipe, a fim de entender as estratégias de mediação de leitura literária e de ensino da língua adicional utilizadas, pontuando avanços e desafios da experiência. Inicialmente, o referencial teórico é apresentado, enfatizando a função da literatura, a potência da literatura infantil e as possibilidades para o ensino de espanhol como língua adicional (ELA), autores como Antonio Candido (1988), Rildo Cosson (2021), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993) e Teresa Colomer (2007) e Fillola (1993) fundamentam o estudo. Em seguida, as três aulas observadas são descritas, seguindo as seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e conversa literária; posteriormente, as respostas da docente e membros da equipe são analisadas a partir das seguintes categorias: imposição X liberdades nas práticas docentes; concepções sobre as aulas de espanhol e exemplos de aprendizagem da ELA. Como resultado, destaca-se a importância da formação docentes, a intensificação da parceria entre universidade e educação básica e, finalmente, as possibilidades de leitura literária para a formação de leitores em línguas adicionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.titleA Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples