Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorStaudt, Taíse
dc.date.accessioned2022-08-10T21:55:59Z
dc.date.available2022-08-10T21:55:59Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6724
dc.description.abstractEste artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge, liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRevolução Haitiana, Ensino de História, Material didático, Colonialismo.pt_BR
dc.titleRompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotardpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples