dc.description.abstract | Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que
envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma
possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse
problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que
ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no
que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema
organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge,
liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a
temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e
consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento
e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano
colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A
Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade
de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os
resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países
latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão
trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a
Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na
história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade
de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior
relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História. | pt_BR |