Acolhimento e Integração de Crianças Refugiadas em Escolas Públicas da Região de Fronteira Trinacional: um Estudo de Caso

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Data

2022

Autores

Oliveira, Francisco Leandro de

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Resumo

Segundo dados da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para os refugiados, o ACNUR, a crise humanitária pela qual a Venezuela vem passando já levou mais de 5,6 milhões de pessoas a deixar o país e buscar refúgio, principalmente, nos países vizinhos. O Brasil se encontra no top 5 da lista dos principais destinos – abaixo da Colômbia e do Peru que são os países que mais recebem imigrantes venezuelanos/as – e o fluxo para cá vem aumentando vertiginosamente desde 2018. Ao lado de haitianos/as e bolivianos/as, venezuelanos e venezuelanas têm passado a ser a maior comunidade de imigrantes e refugiados no Brasil e a maioria das pessoas que emigram de lá vem acompanhada de suas famílias. Diante desta constatação, esse trabalho reflete sobre ações de acolhimento, e a ausências delas, a crianças refugiadas através do estudo de caso envolvendo uma família vinda da Venezuela cuja criança se encontra matriculada em uma escola pública do município de Santa Terezinha de Itaipu-PR. Para a construção dos dados dessa pesquisa, além do pai e das duas crianças venezuelanas, entrevistamos as professoras, a diretora e a coordenadora de sua escola; a representante da Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha de Itaipu e o chefe do Núcleo de Imigração (Numig) do escritório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Esse estudo se insere no campo das pesquisas qualitativas e interpretativas e a análise dos dados foi feita à luz da bibliografia adequada. Também foram utilizadas as ideias de Postmodern Emergence, de Somerville (2007), de como a teoria passa a ser construída juntamente com os dados coletados e construídos no processo de pesquisa. A pesquisa constatou a carência de políticas de acolhimento a crianças refugiadas e migrantes de crise que dê enfoque a educação intercultural (CANDAU, 2006) e ao acolhimento em línguas (BIZON; CAMARGO, 2018). Reforçamos nossa perspectiva de que o acolhimento tem que ser feito sem apagar as subjetividades, inclusive linguísticas, e de forma bilateral entre os sujeitos migrantes e a comunidade receptora

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Crianças refugiadas, Escolas públicas, Fronteira trinacional, Educação

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