Show simple item record

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorNascimento Barros, Luis Fernando
dc.contributor.authorFranzi, Juliana
dc.date.accessioned2022-08-02T04:00:33Z
dc.date.available2022-08-02T04:00:33Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6673
dc.descriptionArtigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa a temática do folclore no currículo da Educação Básica em contexto nacional. Para isso, investiga alguns documentos curriculares, a exemplo dos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de observar, em tais documentos, o tratamento ofertado ao Folclore na Educação Básica. Isto posto, a pesquisa segue o método de pesquisa documental, e também recorre às bibliografias de autores como Brandão, Cascudo e outros. Os resultados apontam que: (i) o Folclore não é apresentado de maneira clara nos documentos; (ii) o tratamento é feito de forma transversal, esbarrando em uma contradição, em virtude da tradição de um trabalho pedagógico que valoriza o ensino tradicional; (iii) nas poucas ocasiões em que o tema do Folclore é abordado, o trabalho pedagógico é pontual e reducionista.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBNCC; Currículo; PCNs; Folclore.pt_BR
dc.titleO (Não) Lugar do Folclore no Currículo da Educação Básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record