Perspectivas Interseccionais na Obra de Carolina Maria de Jesus: Análise do Disco Quarto de Despejo (1961)

Resumo

A presente investigação objetiva analisar o conteúdo de quatro canções do disco Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961), utilizando-se do livro de mesmo nome como suporte. Neste trabalho, realiza-se uma contextualização histórica do Brasil desde o período colonial até o século XX e com o apoio dos conceitos de Interseccionalidade (AKOTIRENE, 2020) e Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020) analisa-se aspectos das representações femininas que habitam as composições da escritora, cantora e poetisa Carolina Maria de Jesus. Compreendendo o posicionamento da autora frente à recusa de sua intelectualidade, faz-se necessário visibilizar como as intersecções entre raça, gênero e classe potencializam opressões e estruturalmente mantém em lugares sociais subalternizados grupos historicamente silenciados. Carolina é transgressora por romper com o silêncio imposto pois subverte a lógica colonial que apenas legitima vozes hegemônicas. Em suma, através de pistas registradas em sua primeira obra Quarto de despejo, um olhar para o contexto histórico-social pelas lentes da Interseccionalidade e do Lugar de Fala, verificaremos como ocorrem as representações femininas nas canções analisadas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural.

Palavras-chave

Discografia; Carolina Maria de Jesus; Quarto de Despejo; Interseccionalidade; Lugar de Fala.

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