dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Lau, Viviane de Campos | |
dc.date.accessioned | 2022-06-03T02:14:54Z | |
dc.date.available | 2022-06-03T02:14:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6629 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde o século passado sabe-se da luta constante das mulheres pela a igualdade de gênero. Entretanto, ainda nos deparamos com essa desigualdade em muitas das áreas da vida de uma mulher. Com o intuito de contribuir para a visibilidade dos repertórios musicais compostos por mulheres Latino-americanas, o objetivo desse
trabalho é trazer uma reflexão sobre os obstáculos que se apresentaram em suas trajetórias dentro da música, e de como esses podem interferir na performance musical. Para isso, foi realizado um levantamento biográfico de duas compositoras
latina americanas, Lia Cimaglia e Cacilda Borges, e uma pesquisa sobre os conflitos enfrentados pelo gênero feminino no campo da composição e da performance. Através desse trabalho pudemos obter uma maior compreensão destas jornadas
repletas de empecilhos e de seus desdobramentos até os dias de hoje, implicando em nossas posturas performáticas. O conhecimento adquirido ao longo desse trabalho nos permitiu refletir enquanto mulheres latino-americanas do século XXI, sobre como podemos repensar novas formas de construir uma performance mais dinâmica e ressignificada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Compositoras latino-americanas. Música latino-americana. Corporeidade. | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre Gênero e Performance Musical na América-Latina: um estudo com Base nas Obras de Cacilda Borges e Lia Cimaglia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |