Show simple item record

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorSilva, Nathan
dc.date.accessioned2022-04-06T23:23:00Z
dc.date.available2022-04-06T23:23:00Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6520
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de cidadãos e suas participações na sociedade, a partir disto a proposta aqui adotada é a da Pedagogia Histórico-crítica e sua contribuição para o debate. Essa pesquisa tem um caráter bibliográfico por se tratar de uma revisão sobre aquilo que já foi debatido em relação ao tema, também qualitativo pela análise dessas revisões. Por adotar a PHC como proposta diretriz do tema, este trabalho procura debater um currículo pensado por e para a classe trabalhadora onde os mesmos possam se tornar cidadãos críticos e serem membros ativos de uma sociedade democrática. Como base teórica para o trabalho estão presentes Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, João Luiz Gasparini, além de outros autores. O documento normativo da educação debatido neste trabalho é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Por fim, busca-se entender como a disciplina curricular “Geografia” está inserida nesses debates.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.pt_BR
dc.titleA Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record