Atualização do Socialismo Cubano: Análise a Partir dos Investimentos Estrangeiros Diretos e da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Marchi, Guilherme Sávio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho estuda o processo de atualização do socialismo cubano, com ênfase no papel dos Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) em relação ao desenvolvimento planificado para o país. Tal processo em marcha na Revolução Cubana se refere a um conjunto de reformas no modelo econômico e social da ilha caribenha, iniciado fundamentalmente a partir do 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), em 2011. Nosso estudo objetiva entender o caráter dos IED neste contexto, analisando como o Estado cubano busca regulá-los e conduzi-los para atuarem como propulsores econômicos. Para tal investigação, foi realizada revisão bibliográfica que nos possibilitasse compreender a posição de Cuba na divisão internacional do trabalho, com foco no comportamento dos IED ao longo de sua história antes e depois do triunfo revolucionário, de modo que se pudesse retratar sua conjuntura recente, com seus desafios e fortalezas nesta nova fase. Na sequência, realizamos um estudo de caso de um objeto específico: a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZED Mariel). Este recorte ocorreu por entendermos tal espaço como uma relevante fonte de representação do papel dos IED nesse processo de atualização do modelo. A ZED Mariel constitui-se numa área infraestruturalmente preparada para receber capital estrangeiro que pode efetivar-se em empresas mistas ou totalmente privadas. Seus poucos anos em execução já trazem uma série de benefícios a Cuba, mas também apresentam pontos de tensão importantes para a reflexão em torno da continuidade da transição socialista no país. Neste sentido, tratamos de refletir sobre o que foi investigado, apontando fortalezas e preocupações a serem avaliadas na principal tensão da transição socialista: a disputa Socialismo X Mercado, tanto em sua dimensão prática, quanto subjetiva. Obviamente não nos propomos encerrar tal tema, visto que se trata de uma contradição inerente ao período socialista, sendo observada em um objeto em movimento, composto da interação contínua de elementos conjunturais e estruturais, bem como da correlação de forças locais e mundiais. Assim sendo, para embasar esta tarefa, recorremos a autores/as clássicos/as, mas sem deixar de lado as contribuições de estudiosas/os orgânicas/os da contemporaneidade da Revolução Cubana que nos permitem aprofundar o debate. Com tudo isso, trazemos em perspectiva como a liderança político-estatal cubana, em unidade com o povo, tem agido para superar suas deficiências econômicas internas sem perder o horizonte de consolidação socialista e construção comunista, ao mesmo tempo em que atende às necessidades imediatas de sua população e combate o bloqueio imperialista perpetrado pelos Estados Unidos da América (EUA).

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Latino-Americana.

Palavras-chave

Cuba. Socialismo. Investimento Estrangeiro Direto. ZED Mariel. Poder Popular.

Citação