Perfil da Resposta Imune Humoral para Sars-Cov-2 na População de Foz do Iguaçu entre Maio e Setembro de 2020

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

de Souza, Adrieli Barboza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os inquéritos sorológicos são uma ferramenta valiosa para avaliar a extensão de epidemias, tendo em vista a existência de casos assintomáticos e pouco acesso a exames diagnósticos, e para o norteamento de políticas de controle. Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da prevalência de anticorpos contra SARS-CoV-2 na população de Foz do Iguaçu — Paraná, e comparar as estimativas de soroprevalência com estatísticas oficiais de casos, de acordo com a Secretaria de Saúde.O estudo foi realizado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (PMFI), com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-Foz), Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foram realizados cinco inquéritos sorológicos entre maio e setembro de 2020, com um total de 3585 voluntários do município, selecionados aleatoriamente. A presença de anticorpos contra SARS-CoV-2 foi avaliada usando método ELISA (Enzyme-LinkedImmunosorbentAssay) desenvolvido internamente (in-house). Os resultados indicam que o número de pessoas infectadas foi maior que os dados oficiais. A taxa de soroconversão inicial entre os indivíduos testados foi 4,4%. No inquérito de 23 e 24 de julho houve um pico de 37,21%, seguido por uma redução na soroconversão para 21,1% em setembro. Esses dados revelam que 25% da população pode perder seus anticorpos anti-SARS-CoV-2 circulantes 3 meses após a infecção. Além disso, a diferença encontrada entre a estatística oficial e a taxa de soroprevalência revelam que a testagem apenas de sintomáticos é ineficiente na identificação de indivíduos infectados.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.

Palavras-chave

SARS-CoV-2. Soroprevalência. Estudo soroepidemiológico. Anticorpos. COVID-19.

Citação

De SOUZA, Adrieli Barboza. Perfil da resposta imune humoral para SARS-CoV-2 na população de Foz do Iguaçu entre maio e setembro de 2020. 2021. 46 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas — Ecologia e Biodiversidade) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.