Análise do novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e os EUA a partir da Teoria do Sistema Mundo

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Souza, Petrus Hermann Fortes de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa se propõe a analisar o novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), entre o Brasil e os Estados Unidos, que foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro em 22 de outubro de 2019. O trabalho inclui uma análise crítica e reflexiva do acordo, tendo como base a Teoria do Sistema Mundo (TSM), proposta e desenvolvida por Immanuel Wallerstein. Isto possibilita descobrir, descrever e refletir sobre seus impactos para o Programa Espacial Brasileiro (PEB) —que se concretiza no Centro de Lançamento de Alcântara— e para analisar a posição ocupada pelo Brasil na estrutura hierárquica da TSM.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

Research Subject Categories::LAW/JURISPRUDENCE Acordo de Salvaguardas Tecnológicas; Teoria do Sistema Mundo Moderno; Centro de Lançamento de Alcântara; Programa Espacial Brasileiro.

Citação