A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo Virtual
Resumen
A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. É nesse contexto que alguns dos recentes usos públicos da história da Ditadura Civil-Militar tem polemizado aspectos
desse processo histórico com a finalidade de revisar as interpretações que se fizeram até agora sobre
o regime. O revisionismo, com certas doses de negacionismo, vem sendo utilizado como estratégia
para suavizar a memória do regime, tornando a Ditadura um evento aceitável e necessário na
história do Brasil. Um desses usos foi feito na produção analisada neste trabalho, o filme
“documentário”1964: O Brasil entre armas e livros (2019) da produtora Brasil Paralelo. Disponível
no YouTube, o filme é um dos vídeos mais vistos na plataforma ao pesquisar sobre a Ditadura
Militar no Brasil. Efetuamos a análise da obra com o intuito de observar como os elementos
presentes no discurso revisionista tornam possíveis a adesão ao discurso da narrativa por parte do
grande público, tomando como referência o conceito de Cultura Histórica, de Jörn Rüsen (1994).
Como hipótese preliminar, pensamos que a dimensão estética e o conteúdo normativo da narrativa foram fundamentais para contrapor a fragilidade da pesquisa histórica apresentada na produção.