O Programa Nacional de Habitação Rural - Aspectos Objetivos e Subjetivos do “Projeto Caprichando a Morada” em Municípios do Paraná, Brasil

Resumo

Esse trabalho de conclusão de curso aborda um tema que permeia minha experiência de vida enquanto sujeito social, integrante de um coletivo organizado da classe trabalhadora, compreendendo a categoria da agricultura familiar. Fiz parte de um processo organizativo para a construção de habitações rurais entre 2005 e 2016 e acessei o Programa Nacional de Habitação Rural. Este programa surge de uma demanda das organizações da agricultura familiar, que estavam empenhadas desde a década de 1980 na busca por condições dignas de moradia e de vida no campo. Diante disto, a pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos objetivos e subjetivos entre os beneficiários (as) do Programa em relação às políticas de Habitação Rural. E, como objetivos específicos, compreender como se materializaram as políticas de habitação no meio rural; sistematizar as avaliações em relação ao acesso à política de habitação rural; perceber os aspectos objetivos e subjetivos dos/as beneficiários/as pós-acesso da política habitacional. A metodologia adotada foi a história oral e a observação participante, com roteiro de questões semiestruturadas. O referencial teórico aborda o ciclo das políticas públicas, com recorte para a política de habitação rural. O documento traz uma breve contextualização da região sudoeste do Estado do Paraná e descrição dos municípios da pesquisa (Barracão, Bom Jesus do Sul e Flor da Serra do Sul), os quais têm como base econômica a agricultura familiar, sendo assim, a política de habitação rural é de fundamental importância para o desenvolvimento local e regional. O documento apresenta os atores envolvidos com a política pública, traz referências sobre política pública para a agricultura familiar, apresenta os resultados alcançados, na experiência concreta e os desafios para a habitação rural. Busca apresentar as “vozes” dos sujeitos do processo, que falam sobre a habitação rural e a auto estima, descrevendo questões subjetivas da política pública. Através das entrevistas realizadas no trabalho de campo, a pesquisa comprova que a política pública pode trazer dignidade e contribuir de forma objetiva para a permanência dos jovens no campo, possibilitando a sucessão familiar e enfrentando o envelhecimento no campo. Entre as dificuldades objetivas encontradas pelos beneficiários é citada a falta de documentação pessoal e de posse da terra.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

Palavras-chave

Habitação Rural. Aspectos Subjetivos. Agricultura Familiar. Avaliação. Política Pública.

Citação