Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorGamarra, Elida Urbina
dc.date.accessioned2021-11-28T20:36:50Z
dc.date.available2021-11-28T20:36:50Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6385
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciatura em Geografia.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo foi proposto como estratégia pedagógica transversal para definir um elo didático entre o regionalismo literário (de acordo com as diretrizes estético-ideológicas do romance alinhado ao Manifesto Regionalista de 1926) e a região enquanto conceito geográfico. O ponto de encontro entre o literário e o geográfico, em semelhante ligação transdisciplinar na análise do romance Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos, e o objetivo metodológico dessa transversalidade são apresentados com o intuito de problematizar o estereótipo do semiárido nordestino brasileiro (cenário do romance) como uma região da fome. É como se as características socioespaciais do sertão, ou seja, seu clima, sua vegetação, sua paisagem e a peculiaridade de sua cultura, fossem determinantes para o subdesenvolvimento econômico e o atraso social; mazelas essas, cuja síntese mais evidente é o flagelo da fome. O principal resultado apresentado neste artigo é a articulação da transversalidade com as expectativas pedagógicas em favor de uma leitura de mundo que problematize estereótipos e naturalizações que ocultam desigualdades socioespaciais sob a pretensa fatalidade de características físicas hostis de uma dada região, como é o caso da intermitência fluvial e da irregularidade pluvial do semiárido nordestino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectregionalismo, região, paisagem, semiárido nordestino, Vidas Secas (1938).pt_BR
dc.titleA Transversalidade entre o Regionalismo Literário e o Conceito Geográfico de Região: Contribuições para a Reflexão e a Prática Escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples