Relatório focado no Internato de Urgência e Emergência : Análise de Casos Clínicos Vivenciados durante a Pandemia COVID 19

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Zárate, Anthuané Marisol Carrasco

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho reflete basicamente o trajeto pelo que o aluno teve que passar durante o internato em Urgência e Emergência para conseguir desenvolver um melhor raciocínio rápido e eficaz em circunstâncias que assim o demandem. Para que todo esse processo fosse realizado, o módulo mencionado teve como principais cenários o HMPGL, a UPA Walter e a UPA João Samek, sendo que cada setor de atuação tinha como preceptor um médico que orientava e direcionava ao aluno em cada passo subsequente. Em todo esse caminho foi importante entender o funcionamento da rede de urgência e emergência de Foz de Iguaçu, ademais de consolidar os protocolos de abordagem que teriam que ser aplicados em diferentes casos clínicos de pacientes que sejam categorizados como críticos. Para isso, a interação do estudante com a pessoa que requeria de atenção médica foi vital, a causa de que dessa forma poderia vê-lo como um todo e não simplesmente como uma doença. Por motivos da pandemia gerada pelo COVID 19 foi um pouco difícil para o interno interatuar em cada cenário, em razão de que teve que adaptar-se de uma maneira muito rápida e se mostrar competente frente a uma demanda espontânea muito grande que foi adquirindo a doença. Isso exigiu maiores capacidades do estudante que sem dúvida contribuíram na sua aprendizagem.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americado de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para obtenção do título de Médico.

Palavras-chave

Covid 19, Internato, Urgência e Emergência

Citação

Coleções