Estudo da Viabilidade de Produção de Biogás a Partir de Dejetos de Aves e sua Utilização para a Geração de Energia Elétrica na Zona Rural de Roque González de Santa Cruz/Paraguai

Resumo

A busca por fontes de energias renováveis vem tendo maior significância, como o uso da biomassa, destacada como uma das maiores fontes de energia disponíveis nas áreas rurais. Os dejetos da avicultura sempre foram causadores de poluição, porém é necessário destacar que esta poluição pode ser transformada em fontes de riqueza. Neste contexto, uma técnica de tratamento que visa transformar esses dejetos em biogás é a digestão anaeróbia, caracterizando-se num grande potencial energético. O presente estudo teve como objetivo estimar a geração de energia elétrica, utilizando o biogás produzido a partir de dejetos de aves de postura, numa propriedade localizada no Paraguai, no distrito de Roque Gonzalez de Santa Cruz. Com dados da propriedade e informações disponíveis na literatura foi usada uma metodologia que corresponde a três etapas, na primeira etapa foi calculado a quantidade de metano gerado a partir do resíduo, com um número de 3800 aves de postura, resultando num valor de 857,55 m3CH4/mês. Considerando as caraterísticas do resíduo, o biodigestor escolhido foi o modelo batelada, na segunda etapa o volume do biodigestor foi estimado em 127,68m3. Com o volume do biogás produzido diariamente, igual a 47,63 m3.biogás/dia, foi estimada na terceira etapa a geração de energia elétrica mensal em 2.322kWh/mês. A partir do consumo de energia mensal médio da propriedade que foi de 1.675kWh/ mês e a estimativa de produção de energia elétrica a partir do biogás produzido, foi realizada uma comparação entre os valores, concluindo assim que a propriedade teria uma autonomia energética, inclusive um excedente de energia de 27%, que poderia ser vendido à concessionaria. Finalmente o uso do biofertilizante torna o processo uma alternativa econômica e ambientalmente promissora para a melhoria da produtividade dos cultivos para as áreas agrícolas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia.

Palavras-chave

avicultura, biodigestor, biogás, energia elétrica.

Citação