A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Nunes, Ana Paula Schmidt

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Como a escola é o lugar em que os alunos irão adquirir, de forma sistemática, os recursos comunicativos que lhes darão acesso a um desempenho coeso e competente das práticas sociais especializadas, torna-se imprescindível que as suas linguagens sejam respeitadas e consideradas em correlato ao saber institucionalizado, pois, desde o início da escolaridade, os estudantes se deparam com práticas linguísticas que muitas vezes não correspondem à linguagem que fazem uso no dia a dia. Sendo assim, o presente estudo advém de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida com vistas a verificar e a refletir sobre os saberes (sócio)linguísticos presentes na matriz curricular do curso de Pedagogia, da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu - Paraná, especialmente, aqueles que envolvem o escopo da Sociolinguística Educacional e como a sua ausência ou presença colaboram ou implicam na prática pedagógica do professor alfabetizador do ensino fundamental I, anos iniciais. Para tanto, primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a Linguística, a partir de leituras de Martelotta (2018), Orlandi (2009), Fiorin (2002) e Dias e Sturza (2017), com direcionamento para a Sociolinguística, com Calvet (2002) e Cezario e Votre (2018), seguindo dos estudos concernentes à Sociolinguística Educacional (MARTINS; VIEIRA; TAVARES, 2016; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2009; FARACO, 2008; CORREIA, 2017 e OLIVEIRA e CYRANKA, 2013). Tendo em vista que tanto as formações como as práticas pedagógicas dos docentes são norteadas por documentos basilares, fez-se, também, uma leitura preliminar da BNCC (2018) e da PPC/AMOP (2020). No que diz respeito ao viés metodológico, pautou-se em Lüdke e André (1986) e além do levantamento bibliográfico, realizou-se uma análise documental (PPP do curso, ementas das disciplinas selecionadas e os seus respectivos planos de ensino) e a aplicação de um questionário, composto de 17 perguntas, que foi respondido por 10 participantes graduandos e graduados em Pedagogia. Desse modo, acredita-se que o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino fundamental I, em que se trabalha com a alfabetização e o letramento, podem ser acrescidos pelas contribuições da Sociolinguística Educacional e por um maior aprofundamento dos saberes linguísticos presentes nas graduações em Pedagogia, haja vista que as pesquisas têm demonstrado que a pedagogia da variação linguística é significativa para o ensino, principalmente, o da LP, pois trabalha com fenômenos da língua em uso, com a relação entre língua e sociedade, assim como, com a sua aplicabilidade em sala de aula.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Palavras-chave

Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas.

Citação