Minha Primeira Horta: um projeto de educação ambiental com atividades lúdicas e interativas na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08-17

Autores

Beckers, Iohanna Elizabeth

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O processo educativo ocorre nos ambientes escolares já nas turmas iniciais da educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho realizou uma investigação com um grupo de dezoito alunos, com idades entre um ano e meio a dois anos e meio, e com seus respectivos familiares. Buscou-se identificar como o contato com atividades que envolvam a horta podem contribuir para incentivar vivências com a natureza, desde pequenos. Deste modo, foi organizado um projeto – “Minha primeira horta” – na qual foram efetivadas intervenções de forma lúdica e interdisciplinar. Também foram aplicados questionários com os familiares, com o intuito de verificar se, e como, ocorria o contato dos alunos com as atividades relativas às plantas, ao solo e à horta. De um modo geral, o trabalho conseguiu proporcionar momentos de contato com o solo, hortaliças e plantio de mudas de leguminosas. Quanto ao questionário, ficou evidenciado que os pais apoiam este tipo de atividade para seus filhos, seja no ambiente familiar ou escolar. O trabalho em questão infere ainda que tais atividades podem contribuir com o processo educativo dos alunos da educação infantil, propiciando construção de conceitos relativos ao conhecimento de seu meio ambiente local.

Descrição

Programa de Pós­Graduação em Educação Ambiental: espaços educadores sustentáveis, Universidade Federal da Integração Latino Americana. Orientadores: Angela Bárbara Tischner;​ Ferenc Diniz Kiss.

Palavras-chave

Educação ambiental, Educação infantil, Horta escolar

Citação

BECKERS, Iohanna Elizabeth. Minha Primeira Horta: um projeto de educação ambiental com atividades lúdicas e interativas na educação infantil. 22 p. Trabalho acadêmico Artigo Espercialização (Pós-graduação em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis) Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2016.