Avaliação em Larga Escala de uma Vacina Bivalente Contra Infecção por Aeromonas Hydrophila e Streptococcus Agalactiae em Tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus)

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Santos, Angelo Gabriel Vidal dos
Viana, Kelvinson Fernandes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A tilapicultura brasileira se expandiu nas últimas décadas e se consolidou como principal atividade aquícola do país. Em 2020 a produção nacional foi de cerca de 500.000 toneladas de tilápia, sendo o Paraná o maior produtor desta espécie, com destaque para a região Oeste do estado. O crescimento da atividade exigiu a necessidade da incorporação de tecnologias para o aumento da produtividade e da qualidade do produto nacional. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma vacina bivalente para o controle de Streptococcus agalactiae e Aeromonas hydrophila e avaliar a efetividade na produção de tilápias em tanques-rede. A vacina foi produzida utilizando cepas isoladas em cultivos no lago de Itaipu. Na formulação foram utilizados o antígeno bacteriano inativado por formalina na concentração de 1x107 células/dose para cada bactéria e o adjuvante oleoso MONTANIDE™ ISA. No teste em larga escala foram utilizados 12000 animais, com peso variando entre 80 e 120 g, divididos em dois grupos, controle e vacinado, alocados em 8 tanques-rede com densidade de 150 animais/m3 e alimentados 3 vezes por dia. Para a vacinação, os animais foram sedados em solução contendo eugenol na concentração de 100 mg/L. A vacina foi administrada via intraperitoneal no volume de 50 μL. O acompanhamento do peso dos animais foi feito mensalmente. Os resultados mostram a redução da mortalidade no grupo vacinado (3,72%) em relação ao controle (8,70%), além disso, os animais vacinados tiveram um ganho de massa de aproximadamente 21% a mais que o controle. Assim, a vacina bivalente oleosa desenvolvida neste trabalho foi capaz de reduzir a mortalidade, com uma eficácia de 57,17%, e melhorar a conversão alimentar dos animais.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Biotecnologia.

Palavras-chave

Oreochromis niloticus, Vacinação, Antígeno inativado, Teste em campo

Citação